X

Início

>

Notícias

>

UBER VALORIZA MOTORISTAS SURDOS COM FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE

23.07.2017

UBER VALORIZA MOTORISTAS SURDOS COM FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE

Em uma recente atualização, o Uber adicionou ao seu aplicativo um conjunto de ferramentas específicas para seus motoristas surdos ou que têm dificuldades de audição. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil há pelo menos 10 mil motoristas com deficiência auditiva. A ideia da empresa é tornar o aplicativo mais acessível a todos que queiram trabalhar na plataforma.
Com as novas funções, os motoristas passam a ter a opção de alterar as notificações sonoras do aplicativo para alertas luminosos. Assim, quando um cliente solicita uma corrida, a tela do smartphone começa a piscar e o motorista não corre o risco de não responder ao chamado.
Outra mudança do aplicativo é que ele começou a alertar os clientes com antecedência quando o motorista é surdo e retirou a opção de chamadas de voz. Assim, toda a comunicação entre cliente e motorista é feita por mensagens de texto.
Esse cuidado ajuda a evitar enganos desconfortáveis, como quando o cliente entra no carro e fala seu destino em voz alta para o motorista surdo. A integração da Uber com o aplicativo de navegação Waze também é um recurso essencial para a inclusão, pois permite que o endereço de destino seja adicionado pelo cliente sem que ele precise comunicar o local ao motorista. Caso o cliente não coloque o endereço antes de pedir o carro, após o motorista aceitar a corrida, uma notificação aparece na tela do usuário para ele digitar o endereço do destino.
As mudanças da Uber foram trabalhadas em parceria com a ONG americana Communication Service for the Deaf (inglês para “serviço de comunicação para os surdos”) e já estão ativas no Brasil.

http://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/noticia/2016/04/uber-valoriza-motoristas-surdos-com-ferramentas-de-acessibilidade.html
 

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão as atualizações de nossas aulas.

Site desenvolvido por: